Viajando de carro com seu cachorro…

Tem coisa melhor do que viajar?!? E viajar com seu amigo de 4 patas então?!  É bom d+!!!

Mané pelo mundo resolveu fazer um post com dicas para você que está planejando fazer uma viagem de carro com seu cachorro, baseado nas nossas experiências…

  1. Preparativos para viagem

1.1. Confira a carteirinha de vacinação do seu bichinho, checando se todas as vacinas estão em dia.

1.2. Confira também quando foi a última vez que seu animal passou o antipulgas. Se tiver muito tempo, vale a pena aplicar novamente.

1.3. Uma visita no veterinário é sempre recomendado. O vet poderá examinar e ver se está tudo bem com seu pet. Aproveite essa visita e pergunte ao seu vet sobre um “kit de emergência” para seu cachorro, afinal, se precaver nunca é demais.

1.4. Procure se informar se a região que vocês estão indo é considerado área endêmica de determinadas doenças, como, por exemplo, leishmaniose ou dirofilariose canina, pois, se for, é importante e necessário reforçar as medidas de prevenção.

1.5. Escolha qual meio de segurança você utilizará quando transportar seu bichinho: cinto de segurança, cadeirinha ou caixa de transporte.

No meu caso, eu prefiro usar o cinto de segurança por achar que é mais prático. Basta prendê-lo no mesmo encaixe do cinto de segurança do carro. Mas, atenção!! O cinto deve ser usado somente com uma coleira peitoral, pois aquela que é presa no pescoço pode causar enforcamento do cãozinho.

Processed with Snapseed.

Uma dica: coloque uma caminha do seu bichinho para que ele fique mais confortável… Eu, por exemplo, fico quietinho e deitado durante toda a viagem

A minha amiga Jóka e seu irmão Léo preferem usar a cadeirinha que fica presa no banco do carro e também presa à coleira do peludinho.

Processed with Snapseed.

Lindos e seguros 🙂

Se, por um acaso, a sua escolha for a caixa, tente acostumar uns dias antes o animal dentro dela, fazendo com que ele se sinta seguro quando estiver em seu interior. Mas, não esqueça de prendê-la no banco, para que ela não fique “chacoalhando” durante a viagem.

caixa-de-transporte

foto: internet

1.6. Arrume a malinha do seu cachorro com calma para não esquecer nada: ração/comidinha natural, pote para água e comida, alguns brinquedinhos, mantinha, shampoo e toalha, roupinha (caso esfrie), petisquinhos e a caminha.

1.7. Identifique todas as coleiras do seu bichinho, com plaquinhas de identificação com nome e telefone para contato em caso de qualquer eventualidade.

1.8. Um dia antes da viagem, tente fazer caminhadas mais longas com seu cachorro ou brinque mais com ele, para que ele fique cansadinho e viaje mais tranquilo.

  1. A viagem

2.1. Não alimente seu pet umas 4 horas antes da viagem, evitando, assim que ele fique nauseado ou até mesmo vomite no trajeto. Algumas pessoas optam também pelo uso da capa para proteger o banco contra qualquer “surpresinha” hehehe

O Dimi, por exemplo, sempre viaja com sua capa.

fullsizerender378154

@dimiecalvin super felizão viajando com a família

2.2. Antes de entrar no carro, dê uma última voltinha com seu cachorro para que ele faça as necessidades.

2.3. Verifique se seu animalzinho está seguro, seja com o cinto, seja na cadeirinha ou dentro da caixinha.

Processed with Snapseed.

Nota-se que meu amigo Pluto já está super a vontade e também super seguro em sua cadeirinha

2.4. Evite colocar a cabecinha do cachorro para fora da janela, porque além de ser considerado infração (com multa e pontos na CNH), pode ser prejudicial à saúde, uma vez que vento em excesso no rosto do cão pode causar inflamação nos ouvidos e ressecar a córnea, além do risco de algum corpo estranho bater nos olhinhos dele.

2.5. Ajuste a temperatura do carro para que o animal fique confortável.

2.6. Faça paradas de 3 em 3 horas para que o cachorro faça suas necessidades e também beba um pouco de água.

2.7. Colocar uns brinquedinhos para ele se distraia durante a viagem também é válido.

  1. Chegada no destino

Ai é só festinha!!! Compense com alguns petisquinhos e dê uma voltinha com o cachorro para ele ir se adaptando ao local e ficando mais confiante/tranquilo.

Espero que as dicas sejam úteis para vocês….

Se alguém souber de outras… compartilha aqui!!!

Até breve,

Mané

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *