Viajando com seu pet para os Estados Unidos

Oi gente!

O post de hoje é para dar dicas para você que pensa em viajar com seu pet para os Estados Unidos e contar também como foi a minha experiência nesta primeira aventura internacional.

Vou dividir o assunto em dois posts: neste primeiro, irei falar sobre toda documentação necessária e no segundo, sobre como foi a aventura da minha viagem (aeroporto, dentro do avião, alfândega internacional etc etc)

Vamos por passos…

  • Escolha do destino

A primeira coisa que tem que estar bem decidida é o destino, pois, para cada país existe regras específicas. No meu caso, o destino escolhido foi Miami (Estados Unidos).

mapa

Guarulhos – Miami

  • Documentação necessária

Com o destino escolhido, comecei a providenciar toda a documentação exigida. Confesso que pensei que o processo “burocrático” das papeladas necessárias fosse beeeeemmmm mais chato e trabalhoso… Mas, para minha surpresa, não foi. Ressalto que tudo que irei falar aqui é sobre viagem para os Estados Unidos com o pet na cabine, pois, como disse anteriormente, cada país tem normas específicas com relação ao ingresso de animal doméstico em seu território.

Pois bem… para ingressar com seu pet nos Estados Unidos, é necessário apenas CZI.

O CZI é o Certificado Zoossanitário Internacional é o documento emitido pelo Fiscal Federal Agropecuário, com formação em Medicina Veterinária, da Vigilância Agropecuária Internacional – VIGIAGRO. Na prática, seria um “atestado de saúde” emitido pelo órgão competente, carimbado e assinado, que vem no idioma português e inglês.

Assim, o que temos que providenciar, na verdade, são os documentos necessários para a emissão do CZI.

⇒ Documentos necessários para emissão do CZI

Para emissão do “bendito” CZI é necessário, basicamente, 03 (três) documentos: carteira de vacinação, atestado de saúde e requerimento para fiscalização de animais de companhia. No entanto, cada um desses tem algum detalhe ou particularidade.

  • Carteira da Vacinação do animal

A carteira de vacinação deve estar em dia, devendo o Médico Veterinário responsável descrever na carteira, a data da aplicação da vacina anti-rábica e sua validade, registrando ainda, sua assinatura e carimbo, bem como esta deve ter sido aplicada ainda a vacina anti-rábica ter sido aplicada há mais de 30 dias antes da viagem.

Deverá ser apresentada uma cópia simples desta, bem como a original no momento do atendimento.

  • Atestado de saúde

O atestado de saúde deve ser emitido pelo Médico Veterinário responsável com data, carimbo e assinatura. Este tem validade de 03 (três) dias corridos, ou seja, 72 horas até a emissão do CZI pelo VIGIAGRO (ou seja, até o dia que você compareceu no órgão para realizar a solicitação).

O atestado de saúde deve ainda conter, expressamente, a declaração do veterinário de que “o(s) animal(ais) identificados foi(ram) POR MIM examinado(s) estando clinicamente sadio(s), isento(s) de ectoparasitas à inspeção clínica e apto(s) para o transporte, na data da emissão deste documento”. Não esqueça de solicitar que o veterinário faça essa declaração, pois, caso contrário, o atestado não será valido para obtenção do CZI.

Somente será aceito a via original do atestado.

  • Requerimento para fiscalização de animais de companhia

O requerimento é um formulário que deve ser preenchido em português ou inglês ou espanhol.

formularioCZI

Modelo do formulário de Requerimento para fiscalização de animais de companhia

Para obtê-lo, clique aqui.

Obs: leve uma cópia deste preenchido, para receber o protocolo do órgão.

 

  • Documentos necessários para a emissão do CZI em mãos (carterinha de vacinação, atestado de saúde e requerimento para fiscalização de animais de companhia), como faço então para obtê-lo?

Como disse anteriormente, o CZI é emitido pelo VIGIAGRO, geralmente, localizado nos aeroportos internacionais. Para isso, é necessário que você ligue para a unidade mais próxima da sua casa e agende um horário para atendimento. Eles só atendem com horário marcado!!! Mas aviso logo!!! A coisa mais difícil é você ligar e alguém atender. Juro!!! Eu tive que ligar durante duas ou três semanas, todo santo dia, para que alguém me atendesse e eu conseguisse agendar um horário. Ou seja, tenha fé e paciência!!! Hahaha (No final do post, tem os telefones das unidades em cada Estado).

Se você tiver tempo, disposição e estiver a fim de dar uma voltinha no aeroporto, sugiro comparecer pessoalmente no VIGIAGRO e agendar.

Esse agendamento para que você entregue toda a documentação necessária para a emissão do CZI deve ser feito entre 10 (dez) e 02 (dois) dias antes da viagem. Não pode ser feito 1 (um) dia antes ou no dia da viagem, tendo em vista que o CZI demora 48 horas para ficar pronto.

No dia marcado para você ir na VIGIAGRO, não é necessário que você leve seu animal… basta apenas os documentos e formulário preenchido (Uma dica importante! Leve cópia de tudo!! De tudo mesmo… da carteirinha, do atestado, do formulário… evitando, assim, qualquer negativa na obtenção do CZI. Não custa nada ser prevenido né?)

Pois bem…. no dia da sua “entrevista”, eles conferem a documentação e estando tudo certinho, já agendam seu retorno para pegar o CZI. (Olha que maravilha!!! Você não precisa mais passar pelo “stress” do agendamento hahaha). E com o CZI em mãos…. é viagem garantida!!!!! Uhullllll!!!!!!!

#PartiuEstadosUnidos

image

Mané pelo mundo pronto para as aventuras nos EUA

Próximo post conto como foi minha experiência em viagem internacional!

See ya!!!

 

_____________________________________

TELEFONE DA UNIDADE VIGIAGRO EM CADA ESTADO:
AM –  Uvagro Aeroporto de Manaus (92) 3652-1221
AL  –  Uvagro Aeroporto de Maceio (82) 3026-5200
BA  – Uvagro Aeroporto de Salvador (71) 3252-4821
CE  – Uvagro Aeroporto de Fortaleza (85) 3392-1635 / 3392-1636
DF –  Uvagro Aeroporto de Brasília (61) 3364-9520 / 3364-9521
MG – Uvagro Aeroporto de Confins (31) 3689-2515 / 3689-2188
MS – Uvagro Aeroporto Campo Grande (67) 3041-9383
PA –  Uvagro Aeroporto de Belém (91) 3257-5017 / 3257-0647
PR – Uvagro Aeroporto de Curitiba (41) 3381-1299
PE – SVA Aeroporto de Recife (81) 3322-4275
RJ – SVA Aeroporto do Rio de Janeiro (21) 3398-3169 / 3398-3773
RN – Uvagro Aeroporto de Natal (84) 3087-1318
RS – Uvagro Aeroporto de Porto Alegre (51) 3371-4515
SC – Uvagro Aeroporto de Florianópolis (48) 3236-0741 / 3331-4109
SP – SVA Aeroporto de Guarulhos (11) 2445-3683

3 ideias sobre “Viajando com seu pet para os Estados Unidos

    • Oi Naissa!!! Não é necessário… não é uma das exigências. Mas, como mamis já queria me microchipar tinha um tempinho, aproveitei e coloquei o microchip. Mas, lembrando… não precisa!!!
      Lambidinhas, Mané

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *