Viajando de avião com seu pet na cabine {Gol x Avianca}

Como muitos já sabem (e acompanham pelo meu instagram @manemanezinho)… eu sempre costumo viajar de avião na cabine junto com meus papis. Ultimamente, tinha sempre optado pela Gol Linhas Aéreas (em razão de permitirem que o peso do animal junto com o kennel seja até 10 kgs), inclusive fiz um post contando toda minha experiência ao viajar com esta companhia (para os que não leram, é só clicar aqui).

Pois bem.. recentemente, a Avianca alterou a restrição com relação ao peso para que os animais viajem na cabine com seus donos… Antes, eles aceitavam até 8 kgs e agora, eles permitem até 10 kgs (lembrando que este deve ser o peso do cachorro + a bolsinha).

E é claro que eu tinha que “experimentar” voar em uma companhia diferente né? Hehehe E a chance aconteceu agora neste Carnaval… Viajei para Fortaleza/CE. Minha ida (Guarulhos – Fortaleza) foi pela Avianca e minha volta (FOR-GRU) pela Gol.

image

Eu dentro da bolsinha super preocupado… #sqn #horadasoneca

Querem saber como foi viajar com cada uma? Vou contar agora…

Documentação necessária

Tanto na Gol quanto na Avianca a documentação necessária é a mesma: a carteira de vacinação, comprovando que o peludinho tomou a vacina antirrábica há mais de 30 (trinta) dias e menos de 01 (um) ano e o atestado sanitário emitido pelo médico veterinário, constando que o animal está em boas condições de saúde.

A única diferença é que para a Gol, o atestado tem validade de apenas 10 (dez) dias após a data da emissão, enquanto para a Avianca a validade do atestado é de 30 (trinta) dias a partir da data de emissão.

 

Peso permitido para que o animal viaje na cabine:

Em ambas as companhias o peso permitido é de 10 kgs, já contando com o peso do kennel ou bolsa flexível.

 

Dimensões do kennel ou bolsa:

            Gol: esta companhia faz distinção dimensões com relação ao kennel rígido ou flexível. Para as caixas rígidas, as medidas são: 22 cm de altura x 43 cm de profundidade x 32 cm de largura, devendo conter os dados de identificação do dono do bichinho, resistente, feito de fibra ou plástico rígido. No caso das bolsas flexíveis, as dimensões são: 24 cm de altura x 43 cm de profundidade x 32 cm de largura, devendo conter também os dados de identificação do dono do bichinho. A bolsa deve ser de estrutura rígida interna para que fique firme, além de ser de material impermeável.

A Gol, visando o conforto do bichinho na viagem, existe que o kennel tenha espaço suficiente para que o cachorro consiga dar uma volta completa em torno de si. Além disso, a bolsa teve ter abertura para circulação de ar e possuir um dispositivo que evite a abertura acidental, interna ou externamente.

            Avianca: não há distinção das dimensões entre kennel rígido ou flexível. As medidas são: 25 cm de altura x 40 cm de profundidade x 26 cm de largura. O kennel por ser de plástico rígido ou tecido resistente (com fundo impermeável), deve ter beiradas arredondadas para não causar dano ao animal, permitindo que o pet fique de pé, se vire e deite, naturalmente, com conforto dentro da bolsa de transporte.

 

Taxa para transporte do animal:

Em ambas as companhias o valor da taxa é de R$ 200,00 (por trecho).

 

Momento do check in:

Nas duas as companhias aéreas fui super bem tratado. O formulário que deve ser preenchido é bem parecido. A única diferença é que na Gol, quando você vai pagar a taxa do pet, você paga no próprio checkin, ou seja, para a pessoa que está te atendendo, faz tudo no mesmo lugar. Já na Avianca, você primeiro faz o checkin, para depois ir pagar a taxa do pet na loja (outro lugar) e somente depois que retorna com o comprovante de pagamento no checkin para retirar seu bilhete. Isso leva mais tempo…

 

Acomodação no vôo:

Em ambas as companhias, o pet (dentro da bolsinha) é acomodado abaixo do assento da frente do passageiro. Porém, o espaço embaixo do assento na Gol é maior do que o da Avianca. Além disso, na Gol há a opção de “assento conforto”, o que ajuda para um maior bem estar caso você esteja transportando seu bichinho.

image

Pronto para decolagem!!!

Opinião final: acho que só pelo fato delas permitirem os pets na cabine, já ganharam pontos. Eu, particularmente, gosto das duas. Fui bem tratado em ambas, desde o checkin até o desembarque. Por enquanto, não há um motivo específico para eu preferir uma ao invés da outra.

Espero que eu tenho ajudado e encorajado você de viajar mais com seu peludinho!

Até a próxima com mais Mané pelo Mundo!

4 ideias sobre “Viajando de avião com seu pet na cabine {Gol x Avianca}

  1. Oi Mané!! Eu sou o Sirius Black, estou te seguindo no Instagram. Minha mãe te achou porque está procurando sites com dicas para minha viagem em Setembro/Outubro. Estamos voltando para os Estados Unidos porém estou pesando 9kg, minha mãe está desesperada porque não sabemos como vamos fazer o trecho de Curitiba a São Paulo. Como tenho uma autorização especial para viajar internacionalmente junto da minha mamãe na cabine não estamos preocupados com o trecho São Paulo – USA, mas gostaria de saber um pouco mais da sua viagem com a Gol.

    1.: Qual é o tamanho e o peso da sua cãoxinha de viagem?
    2.: As duas companhias te pesaram e mediram quando chegou para fazer o check-in?

    Se tiver mais dicas minha mamãe irá adorar!!

    Woof woof woof

    Sirius Black The Frenchie

    • Oi Sirius!!! Não sei porque sua mensagem só apareceu agora pra mim…
      Eu junto da bolsinha peso em torno de 8 kgs…. e sim! Tanto a Gol quanto a Avianca me pesaram! Às vezes acredito que eles estão mais preocupados com o peso do que com a medida da bolsa.
      Qual seu insta?!?! Qq outra dúvida… me chamo no direct lá que é mais fácil de responder!!!

      Lambidinhas,
      Mané

  2. Olá! Então, to num dilema sobre a viagem do meu pet. As especificações da caixas. Na minha cidade está sendo muito complicado achar o Kennel na altura que a Avianca pede. Eu tenho um poodle. Bem pequeno. E gostaria de saber a altura do seu pet, pra eu ver se será complicado leva-la comigo no vôo. Obrigada.

    • Oi Sabrina!!! Ele é um pouquinho menor que a altura permitida… eles fazem essa exigência de tamanho para que o pet possa ficar embaixo do assento a sua frente. Geralmente, aquelas bolsinhas que são flexíveis eles tendem a deixar passar um pouquinho na altura, pois, como é maleável, não interfere tanto na altura 🙂
      Espero que tenha ajudado!! Qualquer outra dúvida… é só perguntar

      Lambidinhas, Mané

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *